segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Ressucitar Desktop... talvez dê certo!!!


 Manutenção de Desktop´s  - Manual 01

Algumas atividades podem ser feitas por você mesmo
bruno mariano – Analista de Sistemas Sênior

Com muito cuidado e atenção pode-se Recussitar seu Desktop

    Siga este passo a passo, mas antes, assista à alguns Tutoriais  de  vídeos 
                no you tube, para não FORÇAR nenhum componente.

1º coisa Limpeza em todas as partes
 com poeira,  no gabinete, na motherboard 
(placa mãe) com o spray de limpa contato
use um pincel seco para tirar a poeira.

Figrua 01

2º  Antes de desplugar os cabos conectores de 
energia e dados, SATA, fonte, Led´s, tire uma foto  caso você não tenha muita experiência em  manutenção de hardware, para depois plugar todos os conectores com muito cuidado no seu devido endereço caso você não se lembre onde fica tal cabo vermelho ou azul, deixe-os sempre limpos.

             
 Figura 02 
  Figura 03



    Retire a bateria de 3v Cr2032 é uma Pilha Lithium mas se parece com uma moeda – utilize uma pinça de manicure, se tiver um  Multimetro Digital faça a medição da  bateria e verifique se há carga.

Figura 04


   Faça à Leitura da motherboard  com óculos de lente 120x ou  uma lupa 120x das trilhas e capacitor inchado, após 15 minutos coloque o processador e memória de volta limpos com o spray de limpa contato.


 Figura 05  
 Figura 06














Imagem do site: kmabrasil.com.br



       As memórias devem ser limpas com borracha  comum que se usa na  escola, essas atividades  pode-se aprender em cursos ou videos no you tube.

   Religue a motherboard, em cima de uma mesa de madeira coloque a motherboard, conecte o cabo de vídeo, teclado e a fonte nova ou a mesma do equipamento se estiver em boas condições de uso, sem capacitor inchado ou borrão preto de partes queimadas, processador, cooler e memórias, somente isto já pode exibir tela da bios ou bip

   Se exibir tela da bios, deixe ligado por alguns segundos e configure o relógio da bios, agora reinicie: Aperte no teclado Ctrl + Alt + Delete


Obs: (para ligar a motherboard, use o jumper Power que sempre fica em algum canto da placa, por isso a foto, alguns cabos do gabinete levam  até o botão de liga e desliga do equipamento, Led Vermelho sempre estará piscando alternadamente, é o da HD e o
     Led Verde que significa: aceso = ligado

No Jumper Power basta encostar algo metálico, já liga a placa, somente nele pode-se encostar com o clip´s – pinça ou chave de fenda, se porventura encostar em outra parte da placa que possui corrente, pode fechar curto, ou até mesmo queimar a placa inteira provocando algum acidente de choque, muito cuidado é pouco nesta atividade.

Para acessar a bios: aperte alguma tecla de comando que mostra no manual pdf – “acessando a bios da sua motherboard” - ou identifique esta tecla na tela quando ligar – geralmente é F1, tecla delete, F12.



       8º   Agora você já fez seu equipamento ou do seu cliente ligar, já pode remontar tudo com as peças novas ou as mesmas se estiver em condições de uso e levantar seu orçamento de trabalho – na net existem listas de como orçar um trabalho de mão de obra em hardware, no outro post vou colocar algumas tabelas de como fazer este orçamento, alguns sindicatos possuem tabelas de valores que se adéquam ao mercado.




       9º      Se ainda sim todo este processo for feito e ainda continua no Power (desktop não liga), verifique novo procedimento de Troubleshooting , ou convide um técnico de sua confiança, se neste caso você não souber o que dizer ao seu cliente, pode ser qualquer outro componente corrompido, queimado, para isto, será necessário conhecimento avançado em motherboard, mas não quiser perder seu cliente nunca prometa nada para seu cliente ou nunca diga nada que não tenha o conhecimento, pois ele poderá saber da informação ou depois quando ele for pesquisar ficar com raiva de você, 1 cliente insatisfeito pode gerar 100 vezes mais clientes que não vão querer participar da sua carteira de clientes,  de sua clientela.


      10º     Lembre-se: o Técnico de Computadores Honesto não retira HD maior por uma menor, nem memória usada pela sua nova, NÃO fala sempre no 1º Troubleshooting / atividade que precisa formatar, para roubar fotos, ou seus dados, ou alguma peça nova que está boa em seu equipamento, fazendo você comprar nova para ver funcionar, alternando jumper  que algumas placas possui e que não deixa ligar a placa – por isso tem coisa que você mesmo poderá fazer em seu equipamento.

Imagem: https://www.diariodecontagem.com.br



           11º      Mantenha seu equipamento Desktop sempre limpo, efetuando    uma limpeza da poeira a cada 6 meses, agende limpeza Fisica  com Técnico de sua preferência caso não faça você mesmo,  alguns equipamentos não ligam só por estar                                    completamente sujos.

         12º          Um cliente satisfeito com um trabaho muito bem feito pode até não voltar nunca mais, por você ter feito um bom trabalho e ele não precisar mais de você por você ter feito e ensinado a ele como e quando o boom aconteceu, e/ou como está sendo feito a troca de peças, e quais o nomes das peças, mas pelo menos vai falar bem de você para todos,  principalmente nas redes sociais te indicando para um grupo que pode conter até mais que 100 pessoas precisando de ajuda e que pagam até o dobro para ter seus serviços.  

Alguns objetos possuem valor sentimental
Alguns equipamentos são de grande valor financeiro ao ponto de custar na loja um  valor  muito baixo, mas que para pessoa faz a rotina financeira andar mais rápido, mesmo assim não significa que devemos orçar mais que 50% da condição prevista, ser honesto e coerente vale muito mais de que qualquer classe aplicada.

Casos normais de acontecer em nosso cotidiano:
Um cliente precisava urgente, salvar os dados importantíssimos de trabalho de sua HD, pois era aquilo um projeto  avaliado em valor muito alto, se perdesse tudo, perderia o emprego, o projeto, etc, você técnico sendo honesto e coerente qual o valor do backup e trabalho a ser feito ?
responda isso dentro de si mesmo, pois pode acontecer algum dia com você em outra área ou categoria ou desta mesma idêntica forma ou cenário.

Até a próxima galera, fiquem na Santa Paz de Deus
Agradeço a todos por compartilharem e dar clic´s e ler até aqui – pois até aqui Ele tem nos ajudado.


bruno mariano – Professor de Mùsica,
Músico intérprete, multi-instrumentista, Técnico em Hardware, Analista de Sistemas e Redes, Marceneiro, Ferramenteiro, Cozinheiro, Auxiliar de Tesouraria Administrativa e Contábil, não pretendo falar inglês, espanhol, francês ainda, apesar de muitas pesquisas de outros e vários idiomas ter que traduzir, pai e marido, desempregado, sem casa própia e veículo próprio mas danificado por falta de manutenção (troca de óleo, limpeza de bico, etc), das condições financeiras, prioridade neste momento é moradia.


Contra desigualdade e corrupção, Lei Rouanet,


Se você sentir em seu coração de ajudar / colaborar com o projeto, seja um acolhedor, concedendo o espaço ou valor financeiro de qualquer quantia, sendo sócio, para estar sempre perto do seu valor aplicado, e ver todas as obras acontecendo, aulas de música para crianças, reparos e manutenção nos seus estabelecimentos, aulas de Hardware para adolescentes, Cursos de Softwares, ministrados por mim mesmo ou contratados de confiança, muitos outros projetos para comunidades, alguma grande idéia sua ou minha sustentável, entre em contato comigo para acertamos reunião on line ou presencial, não tenho valor financeiro mas tenho muita vontade de trabalhar continuar fazendo o que mais gosto que é qualquer uma das atividades acima, ter este tipo de pessoa no escritório ou indústria, sabemos que é raro, sempre penso em fazer qualquer coisa, trabalho, para ajudar o meu próximo.

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